Analisando a cena em questão pode-se perceber a dificuldade dos professores em realizar uma aula atrativa para os alunos. Hoje em dia se torna um pouco difícil ao docente trazer uma aula mais atrativa em que os alunos possam expor suas ideias, o que se vê é o desinteresse dos mesmos, claro, não vamos generalizar, existem poucos alunos que se interessam por uma aula mais expositiva e dialogada, sinto que eles querem mesmo é se livrar daquela aula, por mais interessante que possa parecer.
Quando escolhi essa profissão, escolhi fazer a diferença, pois as crianças e os jovens são o futuro do mundo. O tempo foi passando e minhas idéias foram modificando até porque tudo mudou as crianças e jovens não têm mais o mesmo pensamento de quando iniciei.
Tive uma experiência com o ensino engessado quando dei aula para um projeto de aceleração, onde deveria ser seguido um livro e a cada dia deveriam ser vencidos os conteúdos, o que pra mim não fazia diferença, pois notava que os alunos não se interessavam por aquilo. Além de a turma ser heterogênea com idades diferentes existia também o problema da indisciplina onde cada conteúdo apresentado não os interessava.
Um fator importantíssimo nessa analise é que há uma perda de poderes dos estudantes, encarados agora como meros colegiais de acordo com Durkein citado pelos autores, em função da emergência de novas funções cabíveis ao professor, como coordenar e aplicar métodos pedagógicos, normalizar os colegiais e deter para si o conhecimento que deveria ser passado aos mesmos. Os estudantes vêem-se diante do monopólio do conhecimento por parte do professor, do qual exclusivamente emana. Saber esse que só é legítimo por estar sistematizado e fundamentado.
Percebemos assim, claramente, a intenção de adequar às classes populares à ordem estabelecida. A escola seria uma instituição carregada de controlar a massa “adestrando-a”, moldando-a, aos interesses da burguesia em ascendência.
Uma escola democrática é uma escola que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação iguais para estudantes, professores e funcionários. Esses ambientes de ensino colocam os alunos como os atores centrais do processo educacional;
A escola democrática deve estar presente no cotidiano das escolas, pois o que se vê são escolas com pensamentos engessados, o que se torna inviável trazer uma aula mais interessante.
Outro aspecto importante de uma escola democrática é dar aos estudantes a possibilidade de escolher o que querem fazer com o seu tempo.
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