sexta-feira, 22 de junho de 2018

Comênio

Aluna Ana Paula Comper 
Interdisciplina: DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.
A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE COMÊNIO, RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
 
1. Como você imagina que este material didático era utilizado nas atividades escolares?
Como a criança se apega muito aos animais, Comênio utilizou na sala de aula esse recurso para alfabetizar. É fácil trabalhar com essa metodologia, basta apresentar o desenho e sugerir a criança que imite a voz dos animais. Poderão ser utilizadas músicas infantis com a temática, recorte de revistas e jornais, filmes que retratem o som dos animais. Como estratégia, solicitar recorte e colagem e desenhos. 

2. Você encontra no seu cotidiano escolar elementos da pedagogia do Comênio? Elabore um pequeno texto analisando as relações entre as ideias deste autor e seu contexto de trabalho.
Embora desconhecesse o autor, percebo que no cotidiano, nas brincadeiras de roda, nas atividades de recorte e colagem, na imitação, na dramatização quando o assunto é “os animais” tudo o que ele relata nas atividades realizadas, partindo sempre da experiência que cada aluno traz para a sala de aula.
Entre as ideias de Comênio estavam: o respeito ao estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, a construção do conhecimento através da experiência, da observação e da ação e uma educação sem punição, mas com diálogo, exemplo e ambiente adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprendizagem Infantil

No processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil, o lúdico, o movimento e as brincadeiras são fundame...