quinta-feira, 7 de março de 2019

A importância do Método Montessori na Educação Infantil



Especialmente  voltado  para  a  educação  pré-escolar,  o  Método  Montessori  tem  como principais objetivos as atividades motoras e sensoriais da criança, num trabalho individual que abrange também o aspecto da socialização. Partindo do concreto para o abstrato,está baseado no  fato  de  que  as  crianças  aprendem melhor  pela  experiência  direta  de  procura e  descoberta do que pela imposição do conhecimento.
Para Maria Montessori, “o espírito da criança se forma a partir de estímulos externos que  precisam  ser  determinados”.  Em  seu  método  de  ensino  a  criança  é  livre,  mas livre  apenas  para  escolher  os  objetivos  sobre  os  quais  possa  agir.  Por  isso, Montessori   criou   materiais   didáticos   simples   e   muito   atraentes,   projetados especialmente para provocar o raciocínio e auxiliar em todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem, tornando todo o processo muito mais rico e interessante. (MACHADO, 1986)
Quando uma criança se auto-educa e o próprio material lhe indica seus erros, resta à professora  observar  e  dirigir  a  atividade  psíquica  das  crianças  e  o  seu  desenvolvimento fisiológico, tal concepção justifica sua preferência pelo termo “diretora”, em substituição à “professora”.Os  objetivos  individuais  que  o  método  propõe  são  fazer  com  que  a  criança encontre  um  lugar  no  mundo,  desenvolva  um  trabalho  gratificante  e  nutra  paz  e  densidade interiores, para ter capacidade de amar. Neste contexto, o papel do educador é criar condições para que a criança atinja essas metas  e  desenvolva  sua  personalidade  integral por  intermédio  do  trabalho,  do  jogo,  de atividades prazerosas e da formação artística e social. No Método Montessoriano, a escola não é  apenas  um  lugar  de  instrução,  mas  também  de  educação  para  a  vida.  
Sendo  a  criança  um  ser  em  desenvolvimento,  rica  em  possibilidades,  ressalta  a necessidade de condições adequadas à atualização de seu potencial. O Sistema Montessoriano consiste exatamente em atender a essas exigências para ajudar o desabrochamento da vida da criança. Trata-se de uma pedagogia centrada na criança e as condições ótimas de crescimento para  ela  sintetizam-se  no  fator  educador difundido  num  ambiente  apropriado,  vivido  por um professor preparado e pela criança que se autoconstrói. “Ajude-me  a  crescer,  mas  deixe-me ser eu mesmo” diz Maria Montessori.

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