quinta-feira, 7 de março de 2019

Estágio Obrigatório na Educação Infantil




Estou no 8° semestre do curso de Pedagogia e realizei o Estágio Curricular Obrigatório aonde atuo em uma Escola de Educação Infantil conveniada com a Prefeitura de Porto Alegre, Associação de Mulheres Nossa Senhora Aparecida (AMNSA), localizada no bairro Belém Velho com uma turma de maternal II. A instituição foi fundada em 1998 através do Clube de Mães Rincão, e o nome Associação Nossa Senhora Aparecida foi escolhido por esta Santa ser padroeira do Brasil e protetora das crianças.
A turma do SÊNIOR I, revelou-se bem-disposta a aquisição cognitiva das atividades propostas no Ensino Infantil.
São crianças gentis, criativas e que estão desenvolvendo-se bem de acordo com sua faixa etária.
Começamos o segundo semestre trabalhando as diversas áreas do conhecimento com o auxílio de múltiplos matérias confeccionados por nós, professora e auxiliar (Planejamento, projetos e atividades interdisciplinares), porém dois temas latentes no contexto desta turma. Os temas foram: Bichinhos de jardim e plantas.
As crianças apresentaram-se naturalmente curiosidades sobre o novo contexto de trabalho, participaram com afinco das atividades e foi latente a diferença entre a aprendizagem por meio do contexto lúdico e a aprendizagem linear. Friso que verdadeiramente o lúdico encanta, aflora e contextualiza o conhecimento de mundo, tornando a aprendizagem verdadeiramente significativa e concreta ao contexto infantil.
Durante o estágio tive muitas dúvidas e anseios se estava realizando corretamente, mas no decorrer da prática e com as orientações da professora Aline, minha orientadora pude perceber que estava no caminho certo, pois para mim foi um desafio trabalhar com Projetos de Aprendizagem na Educação Infantil, pude colocar em prática o que aprendi durante o curso.
Nesta caminhada cresci muito como profissional, pois atuei em várias áreas e projetos o que me trouxe uma bagagem rica em diversidade pedagógica.  
Sinto que ainda temos um longo caminho para nossa valorização, pois estamos ensinando pessoas para que possam seguir um caminho de sucesso em suas vidas. 
            Durante o estágio curricular obrigatório surgiu na turma um interesse de trabalhar com os bichos de jardim, foi então que decidi trabalhar com Projeto de Aprendizagem (PA) que “significa desenvolver atividades de investigação, sobre uma questão que nos “incomoda”, desperta nossa atenção excita nossa curiosidade”. (FAGUNDES, et. al., 2006, p. 30)   
            Nunca havia realizado um PA na Educação Infantil, mas com as orientações da professora Aline, minha orientadora, e também da tutora Josele, o projeto foi tomando forma e os planejamentos foram sendo realizados de acordo com o solicitado, seguindo as cinco metas conforme Fagundes 2006, são elas:
1ª Meta: formar a pergunta de pesquisa partindo pelo interesse do grupo;
2ª Meta: listar os conhecimentos sobre o assunto traçando certezas e dúvidas que serão investigadas ao longo do trabalho;
3ª Meta: são investigadas as certezas e dúvidas, com pesquisas, palestras, saídas pedagógicas, trocas de informações e conhecimentos gerando novas aprendizagens;
4ª Meta: consiste em uma organização, sistematização e compartilhamento dos novos conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, através de textos, fotos e vídeos, exposições entre outros.
5ª Meta: análise e reflexão das novas aprendizagens.

            Confesso que para mim foi um pouco difícil estava em um turbilhão de emoções, e uma delas era sempre saber se estava correto, se estava fazendo de acordo e essas questões me deixavam um pouco insegura e ansiosa, aspectos esses que devo melhorar. 













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