Estou no 8° semestre do curso de Pedagogia e
realizei o Estágio Curricular Obrigatório aonde atuo em uma Escola de Educação Infantil
conveniada com a Prefeitura de Porto Alegre, Associação de Mulheres Nossa
Senhora Aparecida (AMNSA), localizada no bairro Belém Velho com uma turma de
maternal II. A instituição foi fundada em 1998 através do Clube de Mães Rincão,
e o nome Associação Nossa Senhora Aparecida foi escolhido por esta Santa ser
padroeira do Brasil e protetora das crianças.
A turma do SÊNIOR I, revelou-se bem-disposta a
aquisição cognitiva das atividades propostas no Ensino Infantil.
São crianças gentis, criativas e que estão
desenvolvendo-se bem de acordo com sua faixa etária.
Começamos o segundo semestre trabalhando as diversas
áreas do conhecimento com o auxílio de múltiplos matérias confeccionados por
nós, professora e auxiliar (Planejamento, projetos e atividades
interdisciplinares), porém dois temas latentes no contexto desta turma. Os
temas foram: Bichinhos de jardim e plantas.
As crianças apresentaram-se naturalmente curiosidades
sobre o novo contexto de trabalho, participaram com afinco das atividades e foi
latente a diferença entre a aprendizagem por meio do contexto lúdico e a
aprendizagem linear. Friso que verdadeiramente o lúdico encanta, aflora e
contextualiza o conhecimento de mundo, tornando a aprendizagem verdadeiramente
significativa e concreta ao contexto infantil.
Durante o estágio tive muitas dúvidas e anseios se
estava realizando corretamente, mas no decorrer da prática e com as orientações
da professora Aline, minha orientadora pude perceber que estava no caminho
certo, pois para mim foi um desafio trabalhar com Projetos de Aprendizagem na
Educação Infantil, pude colocar em prática o que aprendi durante o curso.
Nesta caminhada cresci muito como profissional, pois
atuei em várias áreas e projetos o que me trouxe uma bagagem rica em
diversidade pedagógica.
Sinto que ainda temos um longo caminho para nossa
valorização, pois estamos ensinando pessoas para que possam seguir um caminho
de sucesso em suas vidas.
Durante o estágio curricular obrigatório surgiu na turma um
interesse de trabalhar com os bichos de jardim, foi então que decidi trabalhar
com Projeto de Aprendizagem (PA) que “significa desenvolver atividades de
investigação, sobre uma questão que nos “incomoda”, desperta nossa atenção excita
nossa curiosidade”. (FAGUNDES, et. al., 2006, p. 30)
Nunca havia realizado um PA na Educação Infantil, mas com as
orientações da professora Aline, minha orientadora, e também da tutora Josele, o
projeto foi tomando forma e os planejamentos foram sendo realizados de acordo
com o solicitado, seguindo as cinco metas conforme Fagundes 2006, são elas:
1ª Meta: formar a pergunta de pesquisa partindo pelo
interesse do grupo;
2ª Meta: listar os conhecimentos sobre o assunto traçando certezas
e dúvidas que serão investigadas ao longo do trabalho;
3ª Meta: são investigadas as certezas e dúvidas, com
pesquisas, palestras, saídas pedagógicas, trocas de informações e conhecimentos
gerando novas aprendizagens;
4ª Meta: consiste em uma organização, sistematização e
compartilhamento dos novos conhecimentos adquiridos ao longo do projeto,
através de textos, fotos e vídeos, exposições entre outros.
5ª Meta: análise e reflexão das novas aprendizagens.
Confesso que para mim foi um pouco difícil estava em um
turbilhão de emoções, e uma delas era sempre saber se estava correto, se estava
fazendo de acordo e essas questões me deixavam um pouco insegura e ansiosa,
aspectos esses que devo melhorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário