quarta-feira, 13 de março de 2019

Falando um pouco mais sobre o Método Clinico de Jean Piaget






No semestre passado publiquei aqui sobre um trabalho que realizamos sobre o Método Clinico Piagetiano, mas ao revisitar a postagem percebi que não expliquei do que se trata esse método, então segue a explicação.
 O método clínico é, na maior parte dos casos, utilizado no diagnóstico e tratamento de pessoas com problemas psicológicos e perturbações comportamentais. É o caso de pessoas com problemas e dificuldades de integração no meio em que trabalham ou na adaptação a um novo papel social.


A vertente de investigação
        O método clínico é também utilizado em investigação. É uma forma de obtermos e de aprofundarmos conhecimentos sobre diversos fenómenos psicológicos. Podemos através da sua utilização encontrar respostas para questões como “De que modo se desenvolve a inteligência humana?”, “Qual o papel da hereditariedade e do meio no nosso comportamento, na nossa personalidade e no desenvolvimento intelectual?”, “O que é a memória?”.

        Como se vê, o método clínico não é simplesmente utilizado para tratar pessoas com problemas psicológicos, mas também para conhecer fenómenos psicológicos. Por isso nem só os psicólogos clínicos o utilizam. Piaget, psicólogo do desenvolvimento, utilizou-o para compreender a evolução da inteligência.


As técnicas do método clínico
        A compreensão de um comportamento exige da parte de quem usa o método clínico uma relação pessoal (intersubjectividade), alguma capacidade de intuição (a percepção de algo que não é acessível à simples razão) e de compreender os outros (o seu ponto de vista e os significados que atribui às situações).

Várias técnicas que acompanham o método clínico:

a)     Observação clínica
b)     Entrevista clínica – trata-se de uma conversa que, mais ou menos estruturada, é orientada pelo psicólogo, baseado numa atitude compreensiva (procurar compreender o interlocutor) e também interventiva (procurar ajudar o entrevistado a compreender-se). Pode ser também não-directiva.
c)     Anamnese – registo de dados biográficos. Trata-se de recolha e organização de dados e informações que permitem reconstituir a história pessoal de um indivíduo.
d)     Técnicas psicométricas – designam testes que avaliam comportamentos e atitudes. Há testes de inteligência, de personalidade e de aptidão. Permitem a recolha eficaz e rigorosa de informação sobre o sujeito que os realiza comparando os seus resultados com os de outros indivíduos. Os testes devem apresentar as seguintes características:

  • padronização (condições iguais para todos);
  • validade (clareza na definição do que se quer avaliar);
  • fidelidade ( resultados semelhantes em circunstâncias idênticas);
  • sensibilidade (permitir diferenciar os indivíduos).




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