sexta-feira, 22 de junho de 2018

Planejamento

Projeto identidade
Titulo: Conhecendo um pouco de mim através das histórias
Turma: Sênior II (4-5 anos)
Duração: 3 meses
Areas do conhecimento: Ciências, Português, artes
Justificativa: Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, pai, avós, ou de seus familiares mais próximos. Os contos de fada, as histórias ou até mesmo histórias inventadas, carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que a ouvem. Pensando neste encantamento e no poder que elas carregam que este projeto foi construído, com o intuito de trazer de forma lúdica e prazerosa aos alunos do sênior II conhecer um pouco de si e do outro através da imaginação.
Objetivo Geral: Proporcionar as crianças conhecerem um pouco de si e do outro através dos contos infantis, para que a partir delas sejam estimulados seus valores, a construção da identidade, sua autonomia e saberes, contribuindo na compreensão do mundo e para o respeito mútuo.
Objetivos Específicos:
 Conhecer um pouco de si e do outro (Nome, moradia, familiares, entre outros);
 Estimular higiene, bucal e corporal;
 Despertar o cuidado e a organização de seus pertences, dos materiais e brinquedos da escola;
 Estimular o respeito mútuo entre as crianças;
 Refletir sobre a identidade;
 Respeitar e cuidar do meio ambiente;
 Estimular a criatividade e imaginação;
 Despertar emoções como: medo, tristeza, alegria, entre outras sensações;
 Despertar o gosto pela leitura;
 Aumentar vocabulário,
 Trabalhar momento de escuta, atenção, interpretação;
Metodologia:
• Realização de uma roda de conversa sobre a importância do nome;
• Contar com o auxilio do livro a historia "A velhinha que dava nome as coisas" Cynthia Rylant, em seguida realizar perguntas sobre a narrativa;
• Construção do crachá onde a primeira letra do nome será pintada por eles para sua identificação;
• Construir com eles um alfabeto que ficará exposto na sala, contendo o nome de cada um conforme sua primeira letra correspondente;
• Construção de jogos contendo letras, como: Bingo alfabético, jogo da memória contendo nome dos colegas, entre outros;
• CDS com músicas contendo números e nomes, como: viva Mariana, os indiozinho, etc.
• Construção de uma maquete contendo nossa escola e o que tem próximo dela;
• Trabalharemos com historias variadas como:
 Maria vai com as outras (mostrando que cada um tem sua própria identidade, opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar, onde questionarei se o que ocorre na historia é bom para a gente ou não); A árvore contente (Mostrando que as famílias são diferentes, mas nelas há espaço de sobra para o amor, carinho e a compreensão); entre outros;
• Desenhos realizados por eles de sua residência e de seus familiares (os que moram com eles);
• Construção da árvore genealógica de cada criança;
• DVDS com filmes que contribuam para formação pessoal como:
 Pinóquio (verdade/mentira, amor e família); Era do gelo (amizade, cooperação e solidariedade); Bambi (perdas, família, amor e amizade); Monstros S.A (medo, coragem, amor e amizade), Sid o cientista (mostrando a importância da higiene bucal e corporal entre outros;
Obs. será trabalhado um filme por semana.
• Realização de brincadeiras que estimule coleguismo, amizade, respeito, ganhar ou perder, como: dança com a maçã, onde as crianças deverão juntas dançar e não deixar a maçã cair, dança da cadeira, onde apenas uma ganhará, entre outras;
• Construção de um painel, onde as crianças poderão expor suas artes, conforme cada conto contado;
Recursos: Livros, DVD, CD, cola, tesoura, folha branca, papel pardo, tinta, lápis de cor, canetinha, etc.
Culminância: Construção do livro um pouco sobre mim, que será entregue no final do projeto para as crianças como recordação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprendizagem Infantil

No processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil, o lúdico, o movimento e as brincadeiras são fundame...