Após a leitura do texto ALARCÃO, pude perceber que o que se vê são alunos com analfabetismo funcional chegando ao fim do ciclo escolar sem conseguir analisar, compreender e refletir, além de muitos não saberem as regras básicas das quatro operações em Matemática. E a pergunta é, por que isso está acontecendo?
Muitos especialistas, que estão fora da sala de aula ou que nunca enfrentaram uma, trazem as ideias que professores estão sem formação adequada ou que a escola não está se atualizando para acompanhar as tecnologias utilizadas e precisas no dia a dia das pessoas. E cabe a pergunta, eles estão certos?
Em nosso Brasil há vários níveis de professores e Educação. Há várias discordâncias entre escolas e realidades. Há várias situações iguais ou diferentes que desafiam o profissional da Educação a dar conta do recado sem reclamar ou sem apontar as falhas que começam desde o cargo de alto escalão até ao mais baixo, mas há algo em comum: A FALTA DE REFLEXÃO.
Digo que não precisamos de mestres e doutores em salas, precisamos de pessoas reflexivas que consigam encontrar maneiras para alfabetizar de forma eficiente e mais abrangente do que ler palavras, precisamos de professores que façam os alunos lerem o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário