Gestão Democrática é o processo político através do qual as pessoas na escola discutem, deliberam e planejam, solucionam problemas e os encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola.
Realizar uma gestão democrática quer dizer acreditar que todos juntos têm mais chances para atender às expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola. Ampliando o número de pessoas que participam da vida escolar, é possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores encomendada escolar.
Quando país e professores estão presentes nas discussões dos aspectos educacionais, estabelecem-se situações de aprendizagem de mão dupla: ora a escola estende sua função pedagógica para fora, ora a comunidade influencia os destinos da escola. As famílias começam a perceber melhor o que seria um bom atendimento escolar, perceber melhor o que seria um bom atendimento escolar, a escola aprende a ouvir sugestões e aceitar influências.
Problemas nas relações ESCOLA/ COMUNIDADE
- As pessoas que trabalham na escola, por vezes, se veem como proprietários dela;
- As pessoas que trabalham na escola, particularmente os docentes, por vezes pensam que a participação comunitária pode ameaçar sua autoridade pedagógica.
- Os diretores escolares muitas vezes não gostam de socializar o poder.
- Os familiares dos alunos não gostam muito de envolver-se nas questões "internas" da escola, a menos que tenha relação imediata com seu filho.
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