domingo, 27 de agosto de 2017

Mais um semestre Eixo VI


Sexto semestre iniciando e o frio na barriga de que o fim está mais próximo.
Cada vez mais tenho a certeza de que fiz a escolha certa!
O eixo VI estão as seguintes interdisciplinas:

  • DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II
  • EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – A  
  • QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA
  • SEMINÁRIO INTEGRADOR VI
Espero aproveitar muito as aprendizagens desse semestre e superar toda e qualquer dificuldade que atravessar o meu caminho!! 


#vemformatura 

domingo, 16 de julho de 2017

Sexo e a Terceira Idade



Este assunto “Sexo na Terceira Idade” está sendo discutido com muita frequência em debates e palestras sobre DSTs, devido ao aumento absurdo de idosos contraindo e contaminando seus parceiros com doenças sexualmente transmissíveis.  Nossa população está cuidando melhor da saúde, com melhor qualidade de vida, nossa idade populacional também está aumentando e nossos idosos vivendo mais ativamente e convivendo mais socialmente.

Nossos idosos participam e interagem em redes sociais, estão encontrando seu lugar em novos grupos sociais eles estão se enxergando melhor em relacionamentos, como indivíduos que possuem desejos, necessidades sexuais. Com estas novas mudanças de buscas pelo prazer encontram também as dificuldades para promovê-las colocando-os em situação de vulnerabilidade, física e emocional tornando-os alvo fácil para DSTs. 

Um idoso pode contribuir com a renda da família através de sua aposentadoria ou mesmo do trabalho. Mas, quando o assunto é a vida afetiva/sexual do idoso, esse assunto torna-se motivo de discussões em muitas famílias, que deixaram de ver seu pai ou avó como uma pessoa que necessita de amor, carinho e companheirismo e que em muitos casos são supridos no namoro, e que não necessariamente envolva o sexo.

Segundo ALMEIDA (2008,p.136), “O amor é uma coisa tão eterna na vida das pessoas que pode ser descoberto e vivenciado em qualquer idade”. A formação de muitos de nossos valores está relacionada com valores religiosos, apesar de não ser mais tão forte culturalmente a ideia de sexo para concepção, ainda hoje a figura do idoso, do avô está vinculada a uma imagem assexuada.

O sexo é visto como se fosse direito exclusivo da juventude, vivemos então socialmente um impasse, o avô pode retornar ao mercado de trabalho, a avó pode se desdobrar em suas atribuições de dona de casa e nos cuidados com os netos, mas namorar ?! Não. Segundo, LAURENTINO (2006, p.52), “Não se pode eliminar a velhice, mas se pode mudar a maneira que envelhecemos”. Neste sentido, os avanços na medicina têm proporcionado meios para que possamos cuidar de nossa saúde física e mental assegurando que em nossa velhice estejamos aptos para vivenciar plenamente novas experiências.

A saúde emocional o bem-estar físico são fatores fundamentais para a manutenção da saúde do corpo e da mente. Não estamos a negar as possíveis limitações que a idade impõe, limitações estas que podem ser física ou mental, mas que o idoso não pode ser infantilizado, ter negado seu direito de escolha, de pertencer a um grupo com o qual tem interesses em comum. Neste sentido, SANTOS,2011 p. 14, afirma “(...) a velhice não pode ser encarada como uma trajetória rumo à morte e sim como percurso da vida ainda significativo  e pleno de projetos(...)”.


Sexo x Filhos x Mulheres/ Sexo x Filhos x Homens

Sexo x Filhos x Mulheres


            Antes de ter filhos, alguns casais acreditam que tudo irá continuar avante e sempre, bastava querer (quanta ilusão…). Com a chegada do filho vem a responsabilidade de dar atenção àquele ser tão frágil e para as mães o seu marido virou o melhor amigo, o melhor companheiro, o melhor pai dos seus filhos. O problema é que essa nova realidade passou como um trator em cima do tesão. Essas mães não estão necessariamente querendo trair seus maridos, mas não conseguem mais enxergá-los com desejo, ainda que sexo lhe faça falta. A mulher se vê de uma hora para outra como uma geladeira e se sente bastante culpada por não dar atenção que o marido merece.

            As mulheres buscam afeto, segurança, colo, proteção… tudo isso dentro do pacote amor. Mas ainda precisam de outras coisas, né? Porque nós também queremos mistério, suspense, novidade, loucura… dentro do pacote desejo. E aí muitas mulheres ficam na expectativa de que o parceiro vai se esforçar para não deixar este desejo morrer. Mas uma coisa é certa, o casal tem que estar juntos em todos os momentos, tanto com os cuidados com o filho, como também cuidar do seu casamento.


Sexo x Filhos x Homens

Quando nasce o primeiro filho do casal não é só o seu status que muda para “papai”, essa alteração vai interferir em toda a sua vida. Aparecem novas obrigações, novas preocupações, novas descobertas e um mundo de novidade, ou seja, um milhão de novos sentimentos que só um pai conhece.

            Para que isso ocorra além de pensar no filho o homem também precisa focar no relacionamento do casal, e a primeira etapa é entender que nem tudo está na cabeça, mas também no corpo do homem e da mulher. Assim como a mulher se sente repleta de responsabilidades, o homem também e ambos podem perder diminuir o desejo sexual.


            Se o filho dorme no quarto do casal, mesmo que em outra cama, é impossível se deixar levar pelos momentos de excitação. Essa atitude pode acabar com a intimidade do casal. Para isso, deve haver uma combinação entre o casal e um consenso de que é importante todos ( marido, esposa e filho) terem seu espaço.

Avaliação

Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. A prova, por exemplo, servia como uma ameaça à turma. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado dos alunos e oferecer alternativas para uma evolução mais segura.
A avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos. Nesse sentido, a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam.


Organização da Escola


O quadro a seguir trata das concepções de organização e gestão escolar descritas por Libâneo (2013) e encontradas no capítulo 6 (o sistema de organização e gestão da escola) do Livro Organização e Gestão da Escola, de autoria de autoria do próprio Libâneo. Autor trabalhado na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação. 


Você consegue identificar qual dessas concepções fazem parte a Escola a que pertence (seja você aluno, pai, funcionário e professor)?

"As concepções de gestão escolar refletem diferentes posições politicas e concepções do papel da escola e da formação humana na sociedade. Portanto, o modo como uma escola se organiza e se estrutura tem um caráter pedagógico, ou seja, depende de objetivos mais amplos sobre a relação da escola com a conservação ou transformação social. A concepção técnico-científica, por exemplo, valoriza o poder e a autoridade, exercidos unilateralmente. Ressalta relações de subordinação e rígidas determinações de funções e, ao supervalorizar a racionalização do trabalho e nome da eficiência e da produtividade, tende a retirar ou, ao menos, diminuir nas pessoas a faculdade de pensar e decidir sobre seu trabalho. (…) Por sua vez, as outras três concepções tem, em comum, uma visão de gestão que se opõe a forma de dominação e subordinação das pessoas e consideram essencial levar em conta os aspectos sociais, políticos e ideológicos, a construção de relações sociais mais humanas e justas, a valorização do trabalho coletivo e participativo". (LIBÂNEO 2013 , pg 105)

Fazer Pedagógico


Penso que a organização do trabalho pedagógico da escola é imprescindível,  para que o currículo seja vivenciado e reconstruído no cotidiano escolar.  Percebemos pontualmente este momento ao desenvolver e aplicar um Projeto como atividade da interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação.  Os alunos escolheram o que desejavam pesquisar e ficaram completamente envolvidos,  engajados nesta atividade. Também,  o aluno deve de ter domínio da leitura, da escrita  e do cálculo,  formação de valores. Devemos incentivar os nossos alunos à leitura, penso que, lendo, melhoram o vocabulário,  portanto melhora e aumenta a produção textual. Outro fator muito importante  é  fortalecer o vínculo com às famílias,  tendo elas como parceiras,  na caminhada escolar dos seus filhos.  A avaliação deste aluno, deve de ser integral e constante, não somente de momentos estanques, através de provas, assim conseguimos perceber se estamos no caminho certo, podendo modificar nosso planejamento e o nosso fazer pedagógico.

Escola Democrática



A escola deve de propiciar um ambiente onde o aluno aprenda a exercer a sua cidadania,  onde devem de ser preparados para serem efetivamente incluídos na sociedade,  para que seja um indivíduo pensante, atuante, que consiga agir criticamente. Acreditamos que o papel do professor e funcionários é muito importante,  devendo serem presentes e ativos neste processo.  Sabemos que é  um grande desafio,  mas isto pode partir  do Conselho Escolar,  através de uma atuação significativa,  para chamarem a participar a comunidade escolar,  incentivar às famílias se engajarem nesta luta, nesta caminhada. Penso que o Conselho escolar deu um grande passo ao inserir como membro, um aluno escolhido pelos colegas da própria Escola, assim, eles podem levar às  reivindicações dos seus colegas.  

                   

Aprendizagem Infantil

No processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil, o lúdico, o movimento e as brincadeiras são fundame...