sábado, 4 de fevereiro de 2017

Texto sobre Operações Aritméticas


Eu trabalho com multiplicação e divisão através de jogos e material concreto faz com que os alunos sintam mais vontade de aprender os conteúdos e coloca-los em prática no cotidiano escolar e na vida real.
Através do jogo o aluno é capaz de vivenciar a prática dos conteúdos aprendidos, além de ter que seguir a regra de cada jogo.
O material concreto proporciona ao aluno manusear aquele objeto e utilizá-lo para realizar as operações matemáticas, muitas vezes o aluno necessita tocar no objeto para compreender o processo.
Lendo o texto Técnicas e Tecnologias no Trabalho com as Operações Aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dos autores Bittar, Freitas e Pais, percebi o quanto o lúdico e o concreto devem fazer parte do cotidiano da sala de aula sem claro, perder o foco do programa de ensino aprendizagem que deve ser seguido.
O texto tem muito a ver com a minha prática de ensino, já que trabalho com projetos e neles estão incluídas as metodologias sugeridas no texto.
Acredito que o ensino da matemática, aqui evidenciado na multiplicação e divisão, não pode ser ensinado sem o lúdico e o material concreto. Levando em conta a idade cronológica e mental da criança, ela não conseguirá aprender sem utilizarmos todos os recursos disponíveis.             
                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprendizagem Infantil

No processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil, o lúdico, o movimento e as brincadeiras são fundame...