Eu trabalho com multiplicação e divisão através de jogos e material
concreto faz com que os alunos sintam mais vontade de aprender os conteúdos e
coloca-los em prática no cotidiano escolar e na vida real.
Através do jogo o aluno é capaz de vivenciar a prática dos conteúdos
aprendidos, além de ter que seguir a regra de cada jogo.
O material concreto proporciona ao aluno manusear aquele
objeto e utilizá-lo para realizar as operações matemáticas, muitas vezes o
aluno necessita tocar no objeto para compreender o processo.
Lendo o texto Técnicas
e Tecnologias no Trabalho com as Operações Aritméticas nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental dos
autores Bittar, Freitas e Pais, percebi o quanto o lúdico e o concreto devem
fazer parte do cotidiano da sala de aula sem claro, perder o foco do programa
de ensino aprendizagem que deve ser seguido.
O texto tem muito a ver com a minha
prática de ensino, já que trabalho com projetos e neles estão incluídas as
metodologias sugeridas no texto.
Acredito que o ensino da matemática, aqui
evidenciado na multiplicação e divisão, não pode ser ensinado sem o lúdico e o
material concreto. Levando em conta a idade cronológica e mental da criança,
ela não conseguirá aprender sem utilizarmos todos os recursos disponíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário