segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Espaço e Forma

Atualmente costumo trabalhar com meus alunos de uma forma mais lúdica e menos maçante através de jogos e atividades que lhes interessem.
Percebo a grande importância do ensino de Geometria na Educação Infantil. É evidente a falta que faz o aluno que não cursa a Educação infantil, pois o mesmo apresenta grandes dificuldades em identificar tais conteúdos da Geometria. A diferença é gritante! Portanto, procuro sempre pesquisar atividades para que supra tais dificuldades.
Me interessei muito pelas atividades e jogos mostrados durante a Interdisciplina Representação do Mundo Pela Matemática e procurarei sempre aplicar com meus alunos.
Penso que espaço e forma é de suma importância tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.
“De um lado, a experimentação permite agir, antecipar, ver, explicar o que se passa no espaço sensível e de outro, vai permitir o trabalho sobre as representações dos objetos do espaço geométrico e, assim, desprender-se da manipulação dos objetos reais para raciocinar sobre representações mentais o que constitui enfim, a própria ação Matemática. ”
Trechos extraídos das páginas 29 à 32 do livro de PIRES, Célia M. C. Espaço e Forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: PROEM, 2000

                Os alunos ainda dependem muito do concreto para conseguir fazer cálculos simples, sendo que, dependendo da faixa etária já poderiam fazer mentalmente. Dentro deste quadro alarmante de alunos que ainda tem muitas dificuldades sempre pesquiso atividades lúdicas como as imagens abaixo: 



Jogo da memória da multiplicação

(Imagens retiradas da internet www.google.com.br/imagens)
                Por fim, a geometria faz parte da formação da criança que começa na Educação Infantil e se estabelece nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, é fundamental que o professor reconheça e explore os conhecimentos advindos   de   situações   por   ela vivenciadas como jogar bola, brincar de amarelinha, pular corda, jogos de encaixe, dentre outros, algo pouco explorado na escola. Assim, faz-se necessário que o professor identifique e observe essas e outras situações como forma de contribuir para a aprendizagem do conhecimento geométrico das crianças.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprendizagem Infantil

No processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil, o lúdico, o movimento e as brincadeiras são fundame...