quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

(Des) encantos da modernidade pedagógica X Maquinaria escolar


Comparando os textos percebi que no texto (Des) encantos da modernidade pedagógica, a função social era a valorização do civismo, a disciplina, escola pública para classes populares, ideais republicanos valorizando os símbolos nacionais nos textos e no físico das salas de aula, forte influência do Estado (Escola Pública), escola voltada para o social e para o trabalho (Escola primária). O brasil já iniciou com Instituição Escolar. A escola pública destinada aos filhos dos escravos, trabalhadores ou estrangeiros, a Escola Particular destinada à nobreza e aos filhos dos políticos, prática de castigos para impor ordem, evoluir as práticas de liberdade, cuidados com a higiene corporal e ambiental, controle nos métodos de avaliação dos resultados pedagógicos. 
Já no texto Maquinaria escolar a função social era a socialização privilegiada, atender os interesses da burguesia, inicia-se a ideia de trabalho coletivo, ideais sociológicos era estudar o passado para decifrar o presente, tinha forte influência do clero (escola particular), escola voltada para a formação religiosa e na perpetuação dos costumes da burguesia (católicos e protestantes), formação clássica dos filósofos europeus.
Aos poucos a educação formal sai dos palácios para um local onde as crianças pudessem ser educadas (internatos e outros locais), escolas para burgueses e outra para pobres, seminários para nobres e para jovens de classes populares, disciplina rígida e vigiada em internatos a pedido das famílias para não perder os ideais dos nobres, conservar as normas rígidas, rigor nas práticas de higiene e também nos horários, acordar, rezar, comer, brincar e dormir. A metodologia era baseada nas práticas religiosas e morais.
A medida que o tempo passa a escola primária se identifica com os problemas urbanos fazendo uma análise da situação do país, do Estado ou do seu bairro.
A escola identifica-se com o ritmo musical, teatral e aos avanços da indústria formando trabalhadores para várias profissões (Escola Técnica)

A medida que mais escolas são implantadas, as famílias também se modificam, abandonando costumes de crueldade com a infância que antes era função da família e da escola. 


Um comentário:

  1. Olá Ana!
    As mudanças vem acontecendo, mas há muito para se evoluir! E as mudanças são aplicáveis conforme a comunidade local, pois também ali se molda um tipo de escola. Tá aí a importância do papel professor e das aulas diferenciadas, criativas, prazerosas...

    Abr@ço!

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