Pensando aprendizagem
imagem Google
A aprendizagem é obtida através da experiência formado por
fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o
resultado da relação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
O aprender acontece dentro da cabeça de cada um, isso exige
que o aprendiz pense por si próprio. O aluno quando recebe informação do
professor não é suficiente para que o aluno aprenda com compreensão, porque,
nesse caso, a criança fica passiva, não pensa com a própria cabeça.
A aprendizagem é obtida através da experiência, já que o
desenvolvimento é percebido através do crescimento. Quando uma criança aprende
algo seu desenvolvimento está em crescimento.
A aprendizagem está diretamente relacionada com a
metodologia de ensino. Quando a metodologia de ensino estiver voltada aos
interesses do aluno, a aprendizagem se torna mais prazerosa e consequentemente
a mente do aluno estará mais aberta a capacitar o que aprendeu. Para acontecer
a aprendizagem a metodologia de ensino abrange facetas diferentes com cada
etapa da vida, porém, cabe ressaltar que a aprendizagem acontece quando a
metodologia está voltada para o concreto e para os interesses do educando.
Com afeto as crianças/alunos aprendem melhor e com mais
motivação, pois sentem prazer quando
percebem o afeto.
Deveria ser mais dinâmico, com assuntos do
interesse e de acordo com a realidade de cada um, mas respeitando as
disciplinas. Deveria haver algum tipo de incentivo que fizesse os alunos terem
prazer em ir para a escola, pois hoje em dia vão apenas para não perderem o
Bolsa Família e também por que muitas vezes os pais obrigam.
Imagem retirada do site: http://ensinoeaprendizagem.pbworks.com/w/page/10761349/1%C2%B0%20Mapa%20Conceitual
Olá Ana!
ResponderExcluirAprender é ter essa relação com o meio e o sujeito. E essa relação com o meio devemos mediá-la afim de que se torne uma aprendizagem mais significativa e proveitosa.
Abr@ço!